A Terra Livre (Jornal) - Anno I - Números 1 a 7



              Jornal anarquista fundado na cidade de São Paulo em 30 novembro de 1905 pelo português Neno Vasco, com a colaboração do brasileiro Edgard Leuenroth e do espanhol Manuel Moscoso, com o objetivo de organizar os operários brasileiros. Foi extinto em 1910.



Excerto do número inaugural, 30 de Novembro de 1905:

GENERALIDADES

O periódico, que hoje apresentamos, vem defender as idéias que temos exposto no extinto Amigo Povo e na Aurora e que não podemos repetir aqui miudamente. Limitamo-nos as linhas geraes.

Somos socialistas e anarquistas.

Como socialistas atacamos o instituto da propriedade privada, e a moral que o tem por base. No monopólio da riqueza produzida por todos, sem que a parte de cada um possa ser rigorosamente determinada, na apopriação individual da terra, dos meios de produção e de comunicação, bem como dos produtos, vemos nós a origem principal da miséria e do aviltamento da grande maioria; da insegurança e inquietação de todos.

Sujeito à escravidão do salariato, o trabalhador, recebendo em troca do seu labor uma pequena parte do que produz, vê muito limitada a sua possibilidade de consumo, não pode comprar. A produção é igualmente limitada, pois que não se produz para satisfazer as necessidades de todos mas para vender. Sucede mesmo este absurdo: quando, graças à desorganização da produção, esta se torna por um momento superior às possibilidades de compra (não as necessidades reaes), a crise lança nas ruas milhares de obreiros; com a desocupação, é ainda menor a possibilidade de consumir, de comprar; e a miséria é maior quando há... excesso de produção!

(...)

Para ler ou baixar o conteúdo integral dos números 1 a 7, clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas