De Leon, David, Threads in the Black Flag: A Bibliographic Outline of Anarchism ,
Research Group 1, Report No. 12 (Baltimore, MD), s/d.

"A pamphlet from early 1970s, focused on key thinkers and includes references to useful but rare and now obscure literature, mainly from the post-war period but some earlier articles and books, too."  

"Um panfleto do início da década de 1970, tendo por foco pensadores relevantes. Inclui referências à obras úteis mas hoje raras e pouco conhecidas, principalmente do período pós-guerra, mas também alguns artigos e livros anteriores".

The Continuum Companion to Anarchism Edited by Ruth Kinna
Continuum International Publishing Group, London/ New York, 2012 (p 391)


Conforme a descrição acima por Ruth Kinna, o presente panfleto, publicado nos EUA em meados dos anos 70, pode ser útil aos pesquisadores atuais tanto pelas informações gerais sobre a literatura anarquista em língua inglesa, quanto como uma caracterização particular das obras, gerais ou específicas, mais relevantes, as obras mais atuantes ou presentes no contexto norte-americano da época.

“Toda a bibliografia de uma temática tão vasta e (in)definida inevitavelmente vai deixar de lado coisas importantes”, observa o autor e complementa: se, portanto, esta não é obra perfeita, cumpre “exemplarmente” a sua finalidade prática como guia da literatura anarquista para pesquisadores, militantes e interessados em geral. David DeLeon descreve sua brochura como a mais “utilitária" das bibliografias introdutórias gerais de escritos sobre e de autores anarquistas, visto que o seu critério principal é a disponibilidade das obras para o público leitor de então.

Carlos Malavoglia




Comentários

Postagens mais visitadas